A Secretaria de Governo do México (SEGOB) vai realizar um projeto de cadastro biométrico visando à criação de um novo cartão de identificação, empregando a mais avançada tecnologia e tendo como objetivo final a modernização do Registro Nacional de População (RENAPO). A Smartmatic, um fornecedor líder de soluções de segurança cidadã e soluções eleitorais, e seu parceiro Technologies Inc. foram escolhidos pela SEGOB para fornecer novas tecnologias voltadas a melhorar o registro nacional. A SEGOB comprou 2000 unidades PARkit, as quais serão empregadas para registrar as impressões digitais, o íris, os rasgos faciais e imagens das assinaturas de mais de 100 milhões de cidadãos mexicanos.
Essa iniciativa tem por objetivo permitir aos cidadãos exercer o seu direito de possuir uma identidade digital válida. A SEGOB deseja criar uma base de dados do registro civil onde a identidade de cada cidadão mexicano fique protegida, aproveitando a tecnologia biométrica mais atualizada. A Smartmatic fornecerá a arquitetura desta solução; a empresa também estará encarregada da integração de sistemas, o treinamento e o suporte de primeiro nível aos usuários. A Cross Match fornecerá o hardware e software de avançada. A SEGOB tem afirmado que a tecnologia da Smartmatic e Cross Match foi escolhida porque cumpria com todos os requerimentos técnicos necessários para o projeto.
México tem uma população estimada de 110 milhões de habitantes, o que o faz o segundo país mais povoado da América Latina depois do Brasil. A lei mexicana exige que todos os cidadãos estejam registrados.
